Tendências do marketing digital para 2022

Ano novo, vida nova e… pera aí, você ainda não trouxe sua empresa para o digital? Não é possível…

Se sente perdido e não sabe por onde começar? Não se preocupe, preparamos este artigo para te mostrar as tendências do marketing digital para 2022.

Pega papel e caneta e segue com a gente. 😁

Redes sociais decolando.

Não tem como falar de marketing digital e não citar os nossos queridinhos. É isso aí, podem entrar: Facebook, Instagram, TikTok e companhia.

Pelo menos uma dessas redes sociais você já deve conhecer, certo? O Facebook se consolidou no mercado, se tornando uma das principais empresas do ramo em pouco menos de duas décadas desde a sua criação.

Para quem ainda não sabe (e sabemos que muitos não sabem), o Instagram e o WhatsApp foram comprados pela Meta, mesma empresa que gerencia o Facebook. O sistema dos 3 é integrado, para facilitar a utilização.

Hoje, é imprescindível que o seu negócio esteja visualmente atraente e com uma construção massiva de conteúdo em pelo menos duas redes sociais, como o Facebook e Instagram.

Em se tratando de marketing digital, as redes sociais ajudam a despertar o desejo, a vontade, a necessidade de querer o seu serviço e/ou produto.

Mas não basta postar conteúdo, ele precisa ser criado de forma estratégica, pensando no curto, médio e longo prazo.

Universo Google.

Muitas pessoas, infelizmente, esquecem da importância do Google para seu negócio local.

Indo de forma bem prática e direta, vamos criar a seguinte situação hipotética, mas é bem provável que você se identifique com ela.

 

O dia está muito, muito quente. Você acabou de se mudar para a cidade e não sabe onde fica nenhuma sorveteria. Não tem uma única pessoa para te ajudar, e agora?

Você vai pesquisar o termo “sorveteria” junto com o nome da cidade no Google. E isso já vai ser tão automático, que você vai simplesmente clicar na primeira opção que aparecer, para abrir o Google Mapas e já ativar a localização para chegar ao local o quanto antes.

 

Se identificou? Bom, como isso é um texto e eu não vou saber sua resposta agora (haha), vou dar mais um exemplo prático.

São 2h da manhã e você ou alguém da sua casa está ardendo em febre. Olharam a caixa dos remédios e não tem nenhum lá que resolva a situação. O que você faz?

Exatamente, abre a barra de pesquisas do Google e digita “farmácia 24h delivery”, clica na primeira sugestão e tem seu problema resolvido em pouco menos de 2 minutos.

Conseguiu se identificar mais ainda? É impossível não aceitar o fato de que tudo e todos estão no Google, e que ele é o mar do marketing digital

Sem sombra de dúvidas, ele é a nossa maior aposta para 2022. Orkut, Facebook, Instagram, TikTok, passarão, mas o Google não passará.

Tendências do marketing digital para 2022 - Marketing X Digital

Redes sociais e suas dancinhas.

Lá em 2008, ninguém imaginava que um dia o Orkut fecharia (e talvez você nem saiba do que estamos falando…), mas fechou, certo?

Mesmo as redes sociais tendo um tempo determinado para existir, sendo este bem longo, elas ainda são uma grande aposta para esse ano.

Não tem como falar de marketing digital e não citar essas ferramentas. Quando sua empresa está investindo em branding dentro de alguma dessas plataformas, ajuda a despertar o desejo, que influencia diretamente na decisão de compra.

Mas como aposta, podemos dizer que o Instagram vai continuar em alta, principalmente para empresas. E, a depender do seu nicho, o TikTok vai ser uma escolha incrível, porém bem trabalhosa.

Redes sociais são locais para conteúdo de rápida absorção que rapidamente caem no esquecimento. Ou seja, não adianta postar hoje e voltar daqui duas semanas, dificilmente resultará em algo.

E, talvez, esse seja o maior desafio dessas plataformas: uma forma de manter o conteúdo acessível de forma vitalícia.

O Instagram ainda tem a opção dos “destaques”, tanto lá quanto no Facebook, dá para salvar as postagens dentro de listas.

Já no TikTok, o conteúdo é esquecido com ainda mais facilidade, embora a rede social esteja no topo das que mais prendem a atenção das pessoas nos últimos meses (esse texto foi escrito em fevereiro).

Parece um pouco complexo, mas quando o assunto é marketing digital, você só precisa entender o seu público para saber onde construir a sua casa.

O que fazer para a minha empresa?

Se o seu foco é escalar o seu negócio e se você está sem tempo para cuidar da imagem da sua empresa na internet, o ideal é encontrar uma assessoria que te ajude nisso.

Além disso, você pode saber mais sobre o que a nossa empresa de marketing digital pode fazer por você

Nós, da Marketing X Digital, estamos à disposição para uma conversa animada sobre o tema. Fale conosco através do nosso WhatsApp clicando aqui

Afinal, dá, sim, para fazer as dancinhas nas redes sociais, desde que tudo esteja registrado no Google também. Dá para usar um sem perder o engajamento no outro, conte com a gente para isso. 😉

 

Explore outros Conteúdos

Seu site está pronto e agora?
Marketing
Thiago

Seu site está pronto e agora?

  Muitas pessoas pensam que é só comprar um site que automaticamente ele aparecerá no topo das pesquisas do Google. Se você pensa assim, sentimos